• Secont SP

5 dicas para realizar o planejamento tributário

Atualizado: Fev 17

Confira 5 dicas para realizar esse planejamento

A cobrança de tributos é um aspecto oneroso para as empresas, que sempre precisam da ajuda de um especialista para manter as obrigações em dia.

No entanto, é possível avaliar os impostos que devem ser pagos e determinar um peso menor para esses tributos, dentro de ações legais. Essa ação é conhecida como planejamento tributário.

Confira 5 dicas para realizar esse planejamento:


1. Conheça a empresa

Saber exatamente o setor de atuação da empresa, número de funcionários e obrigações previstas por lei é essencial para entender quais serão as cobranças e até que ponto isso pode ser amenizado.


2. Entenda a apuração do regime tributário

Conte com um especialista tributário ou um especialista fiscal para, após a compreensão da situação da empresa, dominar quais são exatamente os tributos que serão cobrados e quais as obrigações que o negócio deve cumprir.


3. Defina os objetivos

Com essas informações em mãos, defina exatamente quais serão os objetivos do planejamento tributário: você pode tentar evitar a incidência de um tributo, reduzir os valores de recolhimento ou retardar o cumprimento das obrigações previstas.

Essas expectativas podem ser alteradas anualmente, de acordo com o crescimento e metas da empresa.


4. Crie cenários

Crie cenários que simulem uma outra situação da sua empresa para reduzir a carga tributária. O enquadramento como Simples Nacional impactaria de que maneira nas finanças?

Estude possibilidades e veja em quais aspectos é possível cortar os custos com impostos.


5. Evite o fato gerador de tributo

Você pode optar por ações com o mesmo efeito, mas que não produzem carga tributária. Por exemplo, o pagamento dos sócios por distribuição de lucros tem menor incidência de impostos do que por pró-labore. Busque alternativas capazes de amenizar o valor de contribuição.

Reúna todos os documentos da empresa, notas de faturamento, despesas e todas as informações necessárias, consulte um especialista tributário ou um especialista fiscal e faça um bom planejamento tributário para amenizar a carga de impostos e ajudar a sua corporação a crescer!

30 visualizações

Av. Nova Cantareira, 2017 SLJ 01

CEP 02331-003

(11) 2247-2667
(11) 98051-3397

© SecontSP 2020, criado por Agência 4F

botão_whatsapp_site.png